Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dias de Outono

E os outros também

Dias de Outono

As Cigarras de Monsanto

15.08.21 | Maria

 

 

 

cigarras.jpg

fotografia minha
Duas cigarras num tronco no...

Parque Florestal de Monsanto

 

Morar aos pés de Monsanto foi sempre ouvir as cigarras numa algazarra engraçada, logo muito cedo, até noite alta. Ouvi-las até bem tarde, no ano, quando o tempo ainda ameno, já se nublava. E... a história da Cigarra e da Formiga contada amiúde, como exemplo. Para não esquecer!
Das nossas janelas, sempre vimos o Tejo e a azáfama dos carros num ir e vir frenético, em longas filas em dias de Verão (e praia) ou, nas "horas de ponta".

Conhecendo Lisboa: de Benfica a Alvalade - Portugal Afora


O Monsanto (parque Florestal) foi sempre o alvo dos nossos piqueniques. Das nossas passeatas e caminhadas. Das idas à Pimenteira (fonte) buscar água fresquinha e atestada como boa para a saúde. A fonte não passava de uma "bica" num recanto no meio da mata, hoje à beira da estrada de acesso à ponte, sem sombra dela, em que se desciam dois degraus em pedra e, entre o cheiro mágico de eucaliptos e demais vegetação; o chilrear de pássaros e um ou demais bichos que se atreviam a espreitar-nos, enchiam os garrafões, que se traziam depois à mão, mata fora, para casa.
E se era concorrida e afamada a Pimenteira! Havia dias em que se fazia fila para encher os ditos. 
Para o meu irmão, o meu marido e "putos da zona", o Monsanto era o "campo de ténis". As miúdas. Andar "à gandaia", as casas na árvore. O abrir das asas inocente e são.
Para mim era a aventura de subir até lá acima e correr para os baloiços. Ter quem me empurrasse sempre veloz e mais alto! Fazer das "minhas" no eléctrico. Saltitar para o avião, uma réplica (diziam na altura, ser o mesmo de Gago Coutinho e Sacadura Cabral) eu? Queria lá saber se o avião fora de tão ilustre e corajosa gente! Interessava-me apenas a diversão. A piscina... que bom era nadar na piscina! 
Tão consolador como para o meu irmão e demais moços, jogar à bola até às tantas, no largo, ao pé do Atlético. Ir até à tapada (da Ajuda) em "excursão". Enquanto as meninas brincavam à Linda Falua. Jogavam ao Lenço. Ao ringue. 

IMG_20210502_125957.jpg

fotografia minha (tirada do Cristo Rei)

 

E quando jovem, olhava da minha varanda para o "outro lado", parecia-me ser muito longe... outro mundo! Não o sítio onde hoje moro. Afinal tão próximo de casa! 
O Monsanto sempre me atraiu muito mais no outono e no inverno. É impagável percorrer recantos sem enchentes e ruído. Praticamente nós e a natureza, embora se encontre sempre alguém que caminha... passeia, cogita. Inspira. Namora. Flui... com a água, cada folha e ramo. 

 

Como gosto mais de Sintra e dessa voltinha "saloia" no último trimestre do ano. 

 

 

 

 

 

5 comentários

comentar post