Bonifacio - Córsega
Bonifacio
Córsega, a "ilha perfumada", foi o local de nascimento de Napoleão e, ainda no século passado, bandos de bandidos controlavam a sua terra natal montanhosa e acidentada.
Bonifacio é uma comuna no extremo sul da ilha da Córsega. Os seus habitantes são chamados Bonifaciens, Bonifaciennes. A comuna é a maior comuna da Córsega. Bonifácio está localizada directamente no Mar Mediterrâneo, separada da Sardenha pelo Estreito de Bonifácio.
É uma cidade situada no melhor e único porto mais importante da costa sul, incluindo as ilhas Lavezzi, dando-lhe a distinção de ser a comuna mais meridional da França metropolitana.
O litoral sul próximo de Bonifácio é um afloramento de calcário branco como giz, escarpado e esculpido em formas incomuns pelo oceano. Um pouco mais para o interior, o calcário confina com o granito de que são formadas as duas ilhas, Sardenha e Córsega.
O porto de Bonifacio está localizado na baía de Bonifacio, uma ravina submersa com aparência de fiorde, separada do oceano por um promontório em forma de dedo de 1.500 metros de comprimento e 200 metros de largura.
Nos tempos pós-glaciais pré-históricos, quando o nível do mar estava baixo e as ilhas estavam conectadas, a ravina fazia parte de um vale que conduzia ao planalto da Córsega. O calado máximo suportado pelo porto é de 3,5 metros, mais do que suficiente para navios antigos e pequenos navios modernos.
A cidade de Bonifácio está dividida em duas secções. A vieille ville, ou la Haute Ville, no local de uma cidadela, está localizada no promontório com vista para o Mar Mediterrâneo.
A cidadela foi construída no século IX com a fundação da cidade. A Cidadela foi reconstruída e renovada várias vezes desde a sua construção e, mais recentemente, foi um centro administrativo para a Legião Estrangeira Francesa. Hoje é mais um museu.
Historicamente, a maioria dos habitantes residiu em Haute ville sob a protecção imediata da cidadela. As instalações portuárias e áreas residenciais abaixo, la marine, alinham a plataforma estreita da enseada e estendem-se por alguma distância vale acima, dando ao povoado uma aparência linear e criando uma terceira secção residencial limitada por St. Julien no leste.
A cidade e as suas fortificações também se estendem por alguma distância ao longo dos topos das falésias, que estão a cerca de 70 metros de altitude.
As falésias foram cortadas pelo oceano de forma que os edifícios, colocados na própria borda do precipício, parecem projetar-se sobre ele.
Passeio pela Escada do Rei d'Aragão
Cortada pelo homem na rocha calcária Bonifacina, esta escada é composta por 189 degraus, que têm uma inclinação de cerca de 45 °.
Segundo a lenda, foi construída numa única noite pelas tropas do rei de Aragão, Afonso V, o magnânimo, quando tentaram ocupar Bonifácio em 1420 para garantir o abastecimento de água. Muito mais, provável, porém, tenha sido construída por monges franciscanos, pelo mesmo motivo.
As praias de Ajaccio, que variam de estreitos crescentes a amplas extensões douradas são além de belas, ponto de mais atracções que ficam no seu caminho.
As Ilhas Sanguinárias, arquipélago selvagem composto por 4 ilhotas isoladas no Golfo de Ajaccio, fazem parte do património cultural e natural da Córsega. Este excepcional lugar, classificado Natura 2000, também faz parte da rede “Grands Sites de France”, com a ponta da Parata.
Alphonse Daudet elogiou notavelmente a beleza das paisagens nas suas famosas "Lettres de Mon Moulin".
Ver mais imagens, por favor. Vale a pena.
Calanches de Piana, as montanhas de granito vermelho com as suas encostas e formações espetaculares.