Castelo de Torrechiara - Itália
"O castelo de Torrechiara foi construído para dois fins; fortificação defensiva e para residência nobre da amante de Pier de Rossi, Bianca Pellegrini d'Arluno. Bianca foi enterrada em Torrechiara após a sua morte, por volta de 1480. Pier Maria retirou-se para Torrechiara em 1482, onde morreu mais tarde, no mesmo ano. Ambos foram enterrados no castelo, no Oratório de San Nicomede na torre nordeste. O castelo mudou de mãos muitas vezes ao longo dos séculos. Finalmente, em 1911, foi declarado monumento nacional e no ano seguinte foi adquirido pelo Estado italiano, que o abriu ao público.
Um terramoto atingiria a região em 23 de dezembro de 2008, causando danos significativos ao castelo, em particular nas paredes externas da torre de San Nicomede e à ameia. Algumas das salas seriam fechadas ao público. Em 2009, foram concluídas as reformas estruturais. O oratório de San Nicomede foi reformado no nível do solo, onde a laje desmoronada do telhado havia sido reconstruída no início do século XIX. No andar principal do castelo a Sala della Sera original foi reconstruída e restaurada, depois colocada no final da fileira das salas Aurora, Meriggio e Vespro. O castelo reabriu em julho de 2014". (Wikipédia)
Pier Maria Rossi era o senhor de Parma no século XV. Homem apaixonado por arte, arquitectura e casado, pai de 10 filhos, entrou para a história não pelas melhores e mais nobres razões, como batalhas ou conquistas; mas pelo seu caso extraconjugal com Bianca Pellegrini, dama de companhia da Duquesa de Milão, também casada. Apaixonaram-se ambos ao encontrarem-se na corte milanesa do duque Francesco Sforza. Pier Maria voltaria para Parma e mandaria construir o Castello di Torrechiara, para ser o seu ponto de encontro.
Câmera d'Oro
La camera d’oro é revestida a ouro e frescos, que contam as fases da história de amor de Pier e Bianca. Começando pela intervenção de Cupido, continuando com a peregrinação de Bianca de Milão a Parma, até a sua chegada a Torrechiara, com o seu amado ajoelhado aos seus pés.
Com o tempo o que parecia ser uma atracção passageira revelou-se um grande e verdadeiro amor. De tal modo que a esposa de Pier desgostosa retirou-se para um convento, onde ficaria até à morte.
Existem algumas lendas sobre este amor. Uma conta que a alma de Bianca, em noites de lua cheia, deambula pelo castelo em busca do seu amor e no desespero de o encontrar e reconhecer, beija todos os homens que encontra pelo caminho.
Esta fortaleza do século XV, torreada e elegante, fascinou escritores e diretores de cinema. Foi o cenário do famoso filme Ladyhawke (Mulher Falcão).
O nome Torrechiara deriva de "lagar" o coração do vale onde ainda hoje são produzidos os vinhos e o azeite desde a Idade Média.
Colina de Parma
Poucas pessoas sabem que o Castelo foi colocado sob a proteção da nossa Senhora, a mando de Pier Maria Rossi e dedicado a Virgem. Aliás, a sua construção começou no mês de maio de 1448. É um dos exemplos mais significativos da arquitetura do castelo italiano.
Uma vez por ano há um festival medieval no dia 2 de junho e no domingo mais próximo. Do programa constam a batalha dos cavaleiros, tiro com arco e actividades que se prolongam até tarde da noite.
Fontes: Wikipédia e outros sites indicados.