Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dias de Outono

E os outros também

Dias de Outono

Castelo de Torrechiara - Itália

18.04.22 | Maria Soares

 

 

Torrechiara, lo scenario è fiabesco - la Repubblica

Castelo de Torrechiara

Taverna del Castello em Torrechiara - Preços, menu, morada e avaliações do  restaurante

Uma "visita" ao Castelo

Comune di Parma - Notizie

"O castelo de Torrechiara foi construído para dois fins; fortificação defensiva e para residência nobre da amante de Pier de Rossi, Bianca Pellegrini d'Arluno. Bianca foi enterrada em Torrechiara após a sua morte, por volta de 1480. Pier Maria retirou-se para Torrechiara em 1482, onde morreu mais tarde, no mesmo ano. Ambos foram enterrados no castelo, no Oratório de San Nicomede na torre nordeste. O castelo mudou de mãos muitas vezes ao longo dos séculos. Finalmente, em 1911, foi declarado monumento nacional e no ano seguinte foi adquirido pelo Estado italiano, que o abriu ao público.
Um terramoto atingiria a região em 23 de dezembro de 2008, causando danos significativos ao castelo, em particular nas paredes externas da torre de San Nicomede e à ameia. Algumas das salas seriam fechadas ao público. Em 2009, foram concluídas as reformas estruturais. O oratório de San Nicomede foi reformado no nível do solo, onde a laje desmoronada do telhado havia sido reconstruída no início do século XIX. No andar principal do castelo 
a Sala della Sera original foi reconstruída e restaurada, depois colocada no final da fileira das salas Aurora, Meriggio e Vespro. O castelo reabriu em julho de 2014". (Wikipédia)

Il Castello di Torrechiara (Parma), la fortezza dal cuore affrescato

Pier Maria Rossi era o senhor de Parma no século XV. Homem apaixonado por arte, arquitectura e casado, pai de 10 filhos, entrou para a história não pelas melhores e mais nobres razões, como batalhas ou conquistas; mas pelo seu caso extraconjugal com Bianca Pellegrini, dama de companhia da Duquesa de Milão, também casada. Apaixonaram-se ambos ao encontrarem-se na corte milanesa do duque Francesco SforzaPier Maria voltaria para Parma e mandaria construir o Castello di Torrechiara, para ser o seu ponto de encontro. 

Castello di Torrechiara

Câmera d'Oro

Camera d'oro (Golden Room) frescoes, Torrechiara Castle, L… | Flickr

 

La camera d’oro é revestida a ouro e frescos, que contam as fases da história de amor de Pier e Bianca. Começando pela  intervenção de Cupido, continuando com a peregrinação de Bianca de Milão a Parma, até a sua chegada a Torrechiara, com o seu amado ajoelhado aos seus pés.

affreschi di una lunetta e vela della Camera d'oro (1452) … | Flickr

Com o tempo o que parecia ser uma atracção passageira revelou-se um grande e verdadeiro amor. De tal modo que a esposa de Pier  desgostosa retirou-se para um convento, onde ficaria até à morte.

File:Benedetto Bembo, Castello di Torrechiara, Golden Room 02, Pier Maria  Rossi and Bianca Pellegrini.jpg - Wikimedia Commons

Existem algumas lendas sobre este amor. Uma conta que a alma de Bianca, em noites de lua cheia, deambula pelo castelo em busca do seu amor e no desespero de o encontrar e reconhecer, beija todos os homens que encontra pelo caminho.

Sala del Vespro (Sunset Hall) in Torrechiara Castle, Langh… | Flickr

Esta fortaleza do século XV, torreada e elegante, fascinou escritores e diretores de cinema. Foi o cenário do famoso filme Ladyhawke (Mulher Falcão).

Ladyhawke, la femme de la nuit en streaming direct et replay sur CANAL+ |  myCANAL

O nome Torrechiara deriva de "lagar" o coração do vale onde ainda hoje são produzidos os vinhos e o azeite desde a Idade Média.

 

Onde ficar

O que fazer nas proximidades

Parma in 48 Ore | La Locanda del Borgo

Colina de Parma

Castello di Torrechiara: Le colline di Parma tra vigneti ed affreschi


Poucas pessoas sabem que o Castelo foi colocado sob a proteção da nossa Senhora, a mando de Pier Maria Rossi  e dedicado a Virgem. Aliás, a sua construção começou no mês de maio de 1448. É um dos exemplos mais significativos da arquitetura do castelo italiano.
Uma vez por ano há um festival medieval no dia 2 de junho e no domingo mais próximo. Do programa constam a batalha dos cavaleiros, tiro com arco e actividades que se prolongam até tarde da noite. 

 

Fontes: Wikipédia e outros sites indicados.