Chinese Knotting
(Nó Chinês)
Acredita-se que as pessoas podem ter feito estes nós originalmente, para registar informações e transmitir mensagens antes de aprenderem a escrever. Descobriram-se ferramentas com perto de cem mil anos que eram usadas provavelmente para amarrar e desatar nós, e há uma referência a esses nós na literatura antiga.
Mas não se sabe realmente quando começaram a ser usados simbolicamente ou tecidos como arte. Sabe-se que eram usados para decoração artística. Simbolizar e expressar pensamentos e sentimentos na era da Dinastia Tang (618-907). O Império Tang era grande e cobria a maioria das regiões da China moderna, a forma de arte tradicional foi mantida por gerações sucessivas como parte da sua cultura.
Um nó chinês é um nó amarrado e tecido a partir de um único comprimento de cordão ou corda para ter uma variedade de formas e complexidade variável. Cada forma tem o seu próprio significado simbólico. Hoje em dia encontra-se muito como decoração, em presentes para ocasiões especiais e adornos em roupas.
A maioria dos nós, é de camada dupla e simétrica, com dois cordões entrando no nó por cima e dois saindo por baixo. Cada tipo de nó recebe o nome da forma ou do significado simbólico que carrega. As tecelãs de nós, podem usar uma variedade de cores, mas geralmente tecem em vermelho-escuro, como na foto acima. Porque cor vermelha significa boa sorte.
Ainda hoje os nós chineses são ricos em simbolismo, portanto, têm valor sentimental quando dados como presentes ou transmitidos pelas famílias. Por exemplo:
Nos tempos antigos e ainda agora, os amantes podem dar um nó como símbolo do seu amor. O "nó de amor verdadeiro" e o "nó de felicidade dupla" são dados ou usados em casamentos para expressar amor mútuo e envelhecer juntos em fidelidade. Os nós, ligavam amor e o casamento na cultura chinesa. Essa conotação pode ser vista em palavras chinesas.
Assim: a palavra chinesa para corda é "shèng", que soa semelhante às palavras para "espírito", "divino" e "vida". Os nós, tinham também um significado espiritual e eram usados para adoração.
A própria palavra para nó é "jié" e está relacionada a muitos outros termos que reforçam o significado simbólico dos nós. "Tuán jié" significa unir. "Jié hūn" significa casar e "jié guŏ", dar fruto, ou resultado. Portanto, um nó dado a um cônjuge ou casal, significa estas coisas e também os filhos que terão.
O uso moderno de nós artísticos, além de estar presente ou ter mensagens simbólicas, ainda é usado nas roupas tradicionais chinesas ou como amuletos de boa sorte. São um meio de fechar roupas tradicionais em vez de botões ou pinos de madeira. Agora, a seda é mais amplamente usada para fazer esses nós de roupas. Muitos são usados como joias, como anéis, brincos, pulseiras e colares.