Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dias de Outono

E os outros também

Dias de Outono

Há males que vêm por bem

26.01.22 | Maria

 

BPP: João Rendeiro condenado a 5 anos e 8 meses de prisão efetiva - Mundo  Português

 

Antes da detenção de Rendeiro questiono-me se terá havido outra de "monta" na prisão de Westville? Não se sabe. Também não interessa. Como nunca interessa em que condições vivem os presos em muitas prisões deste mundo, até... aparecer alguém que mude, ou pretenda, as regras "da casa".
O nosso querido compatriota está coberto de razão! Não são condições dignas de quem sempre utilizou instalações sanitárias com ópera em som de fundo; quadros célebres no corredor de acesso; torneiras de marfim, toalhas quentes e sais importados. 
É curioso como todos, raramente falha, quando estão soltos, parecem "vender" saúde! Pelo menos nunca se falou, creio eu, de um Rendeiro com arritmias. Foi notícia a sua tensão arterial, ou evidenciadas cardiopatias, quando saltitava alegremente de "nenúfar em nenúfar" a escapar à polícia. 
Tão eloquentemente escarnecia do país e das suas instituições, mostrando um desprezo e desafio gritantes, do cimo do seu pedestal, escarrando igualmente em cada um que prejudicou mesmo já em tribunal. Enfim...
Como estes homens ficam, repentinamente, frágeis! Uma sombra dos "deuses" que foram, quando pisavam em tudo e todos, julgando-se acima da Lei, sem  nunca parar para pensar... E ainda há, quem não lhes devolva a correspondência ao destino!
Além de direitos humanos serem uma coisa muito séria e deverem aplicar-se a todos, o certo é haver males que vêm por bem! E, quem sabe, Rendeiro não se transforma em herói dos seus (muitos) colegas de cela. 
Ele que costumava ter uma penthouse só para si, agora tem de esperar que seja dia do Senhor Doutor fazer "domicílios."