Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dias de Outono

E os outros também

Dias de Outono

Hashi

18.10.21 | Maria Soares

 

36,269 Hashis No Fundo Preto Fotos - Fotos de Stock Gratuitas e Fotos  Royalty-Free Dreamstime

Hashi

Restaurante japonês na zona Norte de SP faz sucesso fora do óbvio - Quem |  viagem e comida

 

Hashi também conhecidos como Otemoto e Ohashi, são reconhecidos como herança cultural intangível pela UNESCO desde 2013.
O Hashi é utilizado na hora das refeições em grande parte dos países asiáticos. Tais como: Japão, China, Coreia e Vietname. Foi criado cerca do ano de 2.500 a.C., de acordo com historiadores, os primeiros “pauzinhos” eram feitos a partir da cana de bambu, e utilizavam-nos para grelhar carnes, prepará-las, mexer comidas quentes e servi-las sem arriscar queimar as mãos.
O hashi são mais higiénicos do que o garfo e a colher (visto que são pessoais/intransmissíveis, descartáveis. Embora os Hashi possam ser produzido em diversos materiais, desde bambu até prata, ou marfim. 

 

Como usar o Hashi

 

Como segurar o hashi | Sushi etiquette, Chopsticks, Japanese chopsticks


Se já dominou como usar os pauzinhos, saiba que o hashioki é o descanso de hashi e hashibako é o recipiente para guardar e transportar.

 

Hashi: conheça os diferentes tipos, usos e costumes


Como tal o próximo passo é garantir que ao utilizar os Hashi siga a etiqueta apropriada. O que não é se recomenda fazer com o hashi:

 

A história,curiosidades e como utilizar os hashis | •Kpop• Amino

 

Mayoibashi - é quando move os seus pauzinhos sobre as tigelas de comida enquanto ainda não escolheu o que quer comer, do conteúdo. Não o faça! Decida sem hesitar, por onde vai principiar e coma.

Yosebashi - diz respeito à ação de puxar, para si, ou mover a sua tigela usando a ponta do hashi. Isto no Japáo é um sinal de maus modos. Mova os seus pratos usando as mãos.

-Tatebashi -  também nunca espete o hashi verticalmente na comida. Isto é considerado uma gaffe. Tal atitude está associada ao ritual praticado nos funerais budistas.

-Tatakibashi - é o fazer barulho, tocando as  tigelas ou pratos, com os pauzinhos. Este é um comportamento impróprio na mesa!

Watashibashi - colocar o hashi sobre as bordas de uma tigela ou prato, não é boa ideia. DE preferência deve apoiá-lo no descanso de hashi (hashioki). Caso não o tenha um disponível, pouse-o na própria embalagem de papel (hashi bukuro). 

-Neburibashi -  está relacionado com o acto de lamber as pontas do hashi. Não o faça! Isto também é rude e um sinal de maus modos.

-Sashibashi - evite igualmente espetar a comida com o hashi, como se fosse um garfo. É considerado bastante deselegante. Segure na sua comida, sempre, entre os pauzinhos.

-Utsushibashi e Watashibashi - é passar comida do seu hashi diretamente para o hashi de outra pessoa. Apenas ossos da cremação em funerais são passados dessa maneira. Então, evite fazer lembrar esse costume praticado em funerais à mesa do jantar.

 

Comida japonesa é saudável?

 

– Nunca cruze o hashi;
– Segure o hashi perto da parte final e não no meio ou no começo;
– Nunca pegue a comida na posição vertical e sim pelas laterais;
– Quando houver pratos a degustar por todos, deve ter um talher ou hashi para cada prato, onde o utilizará para se servir.

 

 

Saiba em quais tipos de comida se deve ou não usar o hashi

 

Em que alimentos devemos, ou não, usar Pauzinhos

 

Os japoneses costumam comer com pauzinhos: arroz, ovos fritos (mesmo porque o arroz muitas vezes leva ovo), bife/carne picada (como é macio é facilmente divisível é normal utilizar hashi) sopa de miso (bebível pela taça com as mãos), mas comidos os legumes e massa com hashi.

Os japoneses não comem com hashi: arroz com caril, o bife normal, arroz frito (neste caso gostam de usar colher para o comer)e  o hambúrguer americano. No entanto, embora não seja habitual há japoneses que usam os pauzinhos para comer batatas fritas. 

 

Publicado em Fevereiro de 2019

Fonte: Japão, outros sites e conhecimentos pessoais

 

 

1 comentário

comentar post