Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dias de Outono

E os outros também

Dias de Outono

Hekla . Islândia

01.02.22 | Maria Soares

 

Iceland's Volcanoes: The Complete Guide | Guide to Iceland

Гекла: где находится и что посмотреть рядом

Super Jeep tour to the volcano Hekla in Iceland

Monte Hekla 

Landmannalaugar, Colorful Icelandic Mountains

O campo de lava Laugahraun apresenta montanhas riolíticas vibrantes e coloridas contrastando com o campo de lava negra abaixo.

Landmannalaugar - Mt. Hekla - Islandshestar.is

É uma das paisagens únicas da Islândia, conhecida como a pérola das terras altas deste país.

Hekla | Guide to Iceland

The Doors of Hell

O Monte Hekla é um estrato vulcão de 1.491 metros de altura localizado na Islândia. Bombas de lava gigantes com quase 12 toneladas de peso foram encontradas na região circundante e os seus depósitos ricos em flúor são venenosos para ovelhas e outros animais.
Não foi surpresa que, após a grande erupção do ano de 1104, o Monte Hekla tenha ficado conhecido como o Portal para o Inferno. De acordo com um artigo no "IceNews", uma das primeiras referências à ferocidade do Hekla pode encontrar-se num poema do século XII escrito pelo monge Benedeit sobre as viagens de São Brandão. Nele, ele refere-se a Hekla como a “prisão eterna de Judas”.
No século XVI, Caspar Peucer escreveu que os Portões do Inferno estavam localizados no “abismo sem fundo - "The Hekla Fell”.
Antigamente pensava-se que os pássaros que voavam ao redor de Hekla eram almas perdidas, e que as bruxas se reuniam no vulcão na Páscoa. Hekla não é o Portal para o Inferno, mas é um vulcão perigoso.

Landmannalaugar, Iceland | Drops of running water makes life… | Flickr

180 Gate Hell To Photos - Free & Royalty-Free Stock Photos from Dreamstime

O Hekla entrou em erupção mais de 20 vezes nos últimos 1.000 anos. É o terceiro vulcão mais activo da Islândia. Nos últimos anos, o vulcão entrou em erupção com uma frequência de cerca de uma vez a cada década. As últimas erupções ocorreram em 1970, 1980,1981, 1991 e 2000.
Assim, passaram-se dezasseis anos desde a última erupção. No entanto, antes de 1970, períodos mais longos de quiescência não eram incomuns. O Icelandic Met Office monitoriza a actividade no vulcão com uma rede de sensores e publica avisos de qualquer erupção e actividade sísmica incomum.

Landmannalaugar and Hekla adventure Super jeep day tour |


O aumento da actividade sísmica geralmente é um sinal de que o magma move-se na câmara de magma do vulcão e pode dar aos cientistas um aviso com antecedência de uma erupção iminente. Estima-se que a erupção do início de 1104 em Hekla tenha sido 5 na escala do Índice de Explosividade Vulcânica (VEI), que classifica as erupções com base na quantidade de material que elas ejectam. Para fins comparativos, a erupção de 1980 no Monte St. Helen também foi 5 no VEI.
Na Terra, erupções dessa magnitude tendem a ocorrer uma vez a cada 10 a 100 anos.
Conclusão: o Monte Hekla é um dos vulcões mais activos da Islândia. Como já se passaram dezasseis anos desde a última erupção, algumas cientistas pensam que a próxima, está atrasada.

 

These twin lakes in Iceland : r/oddlysatisfying

A crença que o Hekla era o portão para o inferno persistiu até 1800.  Traduzido do islandês "hekla" significa "capa com capuz". Em fontes latinas, o vulcão é chamado Mons Casule - "montanha de capa de chuva". Provavelmente, este nome está associado à abundante cobertura de nuvens, frequentemente observada sobre o cume.

Guide to Hekla Volcano in Iceland, live data and facts - LAVA Centre

Mt. Hekla - Volcano - NAT

Não há nada como estar ao pé de um vulcão activo e sentir o calor subir das rochas, debaixo dos pés. Os cientistas comprovaram que o vulcão teve grandes erupções em 5050 aC, 3900 aC, 2310 e 950 aC, Hekla é um vulcão activo há 6600 anos. O vulcão Hekla difere de muitos vulcões do planeta por sua imprevisibilidade.

Cada erupção subsequente não é como a anterior. Uma erupção pode ser curta, pouco mais de uma semana, e a segunda pode durar vários meses. Por exemplo, a erupção, que começou em 29 de março de 1947, terminou apenas em abril de 1948. A altura do Hekla era de 1.447 metros antes da erupção, aumentando para um máximo de 1.503 metros e depois diminuindo para 1.491 metros.

É quase impossível prever a erupção e o seu curso. Há apenas uma certeza: quanto mais Hekla dormir, mais poderoso e catastrófico será seu despertar. Curiosamente, um lugar tão infernal atrai muitos turistas.

 

FOSSHOTEL HEKLA - Updated 2022 Prices, Hotel Reviews, and Photos  (Iceland/Selfoss) - Tripadvisor

Fosshotel

Mt. Hekla and Landmannalaugar Tour | Iceland Rovers

Guia para conhecer Hekla

Volcano Hekla. Iceland. Volcanoes of East Iceland Iceland Eyjafjallajokull  volcano on the map

Landmannalaugar & Hekla Volcano – TrueAttraction.is

Hekla é um lugar popular para caminhadas. A rota principal vai até o topo. A caminhada leva cerca de três a quatro horas. Quando as encostas do vulcão estão cobertas de neve, pode esquiar. No verão, quando não há neve, são organizadas rotas de escalada simples. Na cidade de Leirubacchi,  foi inugurado o Centro Hekla em 5 de maio de 2007. Funciona diariamente das 10h às 22h.

Mt. Hekla Museum Iceland | EON architecture

Museu Vulcânico Hekla

Mt.Hekla Volcanic Museum // EON architecture / Architect - Designer -  Architizer Journal

Abriga uma exposição multimédia dedicada a Hekla, a sua história e impacto na vida humana na Islândia desde o momento da sua colonização até os dias atuais. Hekla Center - o centro de informações turísticas activo fornece aos turistas informações sobre toda a área circundante, incluindo o Monte Hekla, e organiza inúmeras viagens até a montanha de Leirubacca.

Mount Hekla shows signs of high magma pressure - Iceland Monitor

 

Volcano Hekla. Iceland. Volcanoes of East Iceland Iceland Eyjafjallajokull  volcano on the map

Uma visita às piscinas geotérmicas Landmannalaugar é a maneira perfeita de combinar com uma viagem a partir de Reykjavik.

Volcano Hekla. Iceland. Volcanoes of East Iceland Iceland Eyjafjallajokull  volcano on the map

 

"Todos querem ser lordes, mas ninguém quer carregar o saco."

Provérbio Islandês

 

Fontes: https://guidetoiceland.is/travel-iceland/drive/hekla
https://stringfixer.com/pt/Hekla  e outras mencionadas na publicação

 

 

 

4 comentários

comentar post