Ilha Iriomote - Japão
Iriomote -Ishigaki Park Island
A ilha de Iriomote é a segunda maior ilha de todas as ilhas Ryukyu. A circunferência da ilha é de 130 quilómetros, e mais de 90% da ilha é coberta por floresta subtropical. É também o santuário de animais e plantas raros, como o Iriomote yamaneko (gato selvagem de Iriomote) e o kanmuri washi (águia serpente com crista).
Além da floresta nativa virgem, tem uma mata de mangal, praia e rio. Há, quem lhe chame a Galápagos do Oriente.
Pesquisem, por favor, mais imagens. O Japão é aquele destino que faz suspirar só de pensar nele.
Se visitar alguma vez a Ilha de Iriomote, há uma flor que deve obrigatoriamente ver. Essa flor é a Sagaribana (Barringtonia), que significa “a sorte chega” e “traz boa fortuna” na linguagem das flores. É uma flor muito rara porque floresce apenas alguns dias durante todo o ano. Além disso, floresce apenas à noite e cai no chão na manhã seguinte.
"O gato Iriomote foi em 15 de maio de 1972, com a recuperação de Okinawa, reconhecido nacionalmente como monumento natural. Em 15 de março de 1977, recebeu status especial entre monumentos naturais e, em 1994, com a Lei de Protecção de Espécies, foi designado como Espécies Nacionais Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens Especificadas."
Gosta de viver em locais com baixa humidade perto da costa das praias ou de rios em clima subtropical. Dormem durante o dia em buracos nas árvores e cavernas e à noite é que fazem a sua vida normal.
É um animal territorial que consegue cobrir uma área de 7 quilómetros quadrados, marcando entre três a quatro dias o território com urina e fezes. Escalam árvores com facilidade e nadam perfeitamente. Na época de acasalamento são activos durante o dia também, o que acontece entre dezembro e março. A gestação deste animal dura entre 60 a 70 dias. Entre abril e junho as fêmeas têm entre um a três filhotes que ficam com a mãe durante 11 meses. Atingem a maturidade com 20 meses.
Da família do Leopardo, nome científico: Prionailurus bengalensis iriomotensis.
Nome em japonês: Iriomote Yamaneko
Em inglês: Iriomote Cat
São carnívoros e caçam sapos, répteis, peixes, pássaros, crustáceos e outros. O gato Iriomote adulto come entre 400 a 600 gramas de alimento por dia, numa dieta variada que pode comer até 95 espécies, desde ratos a insetos também. Acredita-se que o gato selvagem Iriomote tenha evoluído do leopardo há 200.000 anos, pois partilham os mesmos genes. A estimativa é que vivam entre sete a oito anos na natureza. Actualmente existem cerca de 100 gatos na ilha e muitos morrem atropelados no Japão.