Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dias de Outono

E os outros também

Dias de Outono

Japão - A Ilha dos Coelhos

19.03.21 | Maria Soares

 

 

Okunoshima - Usagi Shima 

A Ilha dos Coelhos

 

Post publicado  a 18-07-2017

Resultado de imagem para Okunoshima Island coelhos

 

Localizada no Japão entre Hiroshima e Shikoku, entre 1929 e 1945, foi o local onde se produzia o gás mostarda, que o Exército Imperial Japonês utilizava na guerra química (durante a Segunda Guerra Mundial). A ilha foi escolhida devido ao seu isolamento, que se tornava favorável à segurança e por ser suficientemente distante de Tóquio e de outras áreas, salvaguardando assim, um caso de desastre. 
 
 
Okunoshima: A Ilha dos Coelhos no Japão | Japão, onde ir?
 
 
O programa manteve-se em segredo durante os dezasseis anos, fazendo com que a ilha de Okunoshima fosse apagada, literalmente, dos mapas. Tanto os residentes, como os potenciais empregados eram obrigados a guardar total segredo. Deste modo, nunca se soube o que existia ali.
 
 
Okunoshima: A Ilha dos Coelhos no Japão | Japão, Coelhos, Ilha
 
 
Quando a guerra acabou a maior parte dos documentos e mapas foram destruídos, bem como tudo o que pudesse revelar o que lá se fabricou e os habitantes continuaram a manter o seu sigilo. De acordo com algumas fontes, os coelhos foram trazidos para Ilha, exactamente para testar os efeitos do veneno ali libertado, pelos trabalhadores que restaram. Numa outra versão existente, teriam sido crianças a trazê-los em visitas, ao exterior.
Seja, como for, a verdade é que os coelhos originais de Okunoshima e as suas sucessivas gerações, terão sobrevivido e prosperado nesse ambiente.
 
 
 
Resultado de imagem para Okunoshima Island coelhos
 
 
 
Hoje a ilha, com mais de setecentos metros quadrados é o lar de mais de trezentos coelhos, que vagueiam livremente, sob o apelido de Usagi Shima, nome pelo qual a ilha é conhecida, ou seja: Ilha do Coelho. 
Embora selvagens, os coelhos aa ilha abordam os visitantes em busca de um mimo (quer alimentar, quer carinhoso) e é permitido, a quem visita, alimentar os animais. Mas, num esforço para preservar a população dos coelhos, a cães e gatos é interdita a sua entrada na ilha.
 
 
 
Resultado de imagem para resort usagi shima
 
 
 
Existe no local um resort hotel, um pequeno campo de golfe, parques de campismo e belas praias, que, ultimamente, tem assistido a um aumento acentuado do número de visitantes, desde que pela Internet se tornou conhecida. 
Embora a maioria dos visitantes venham para ver os coelhos, o legado de gás mostarda na ilha não foi esquecido.
Okunoshima é também  o lugar onde se pode visitar o Museu de Gás do Veneno inaugurado em 1988, a fim de alertar o maior número de pessoas possível, para as terríveis verdades sobre gás mostarda.  
As instalações, agora abandonadas, estão, igualmente abertas para visita.
 
 
 
Resultado de imagem para resort usagi shima
 
 
Resultado de imagem para resort usagi shima
 
 
 
Alguns argumentam que a ilha pode não ser completamente segura, uma vez que nunca houve qualquer descontaminação em toda a área.
 
 
Imagem relacionada
 
 
 
Há quem diga também, que por lá que existem vários locais fechados e que trabalhadores supostamente mortos pela acção do gás, ali foram enterrados.