Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dias de Outono

Precisaria mais do que um Outono, para contar as suas histórias .

Dias de Outono

Mais um ano com mudança da Hora...

21.10.20 | Silêncios

 

Curso Miguel Corte Real Marinha de Guerra Portuguesa: Mudança da hora  2018/2019

 

Pensou-se por momentos que, por opiniões convergentes dos responsáveis mundiais e indicação dos estudiosos destas áreas, dada a influência que esta mudança tem (às vezes) na população (ponderados os benefícios e malefícios desta alteração)  a hora deixaria de mudar. Mas, não!

No próximo fim-de-semana o horário de Verão, dará lugar ao de InvernoComo atrasamos uma hora nos relógios, ganhamos uma hora, tornando-se este, no dia mais longo do ano. Um dia com 25 horas. A partir desta data os dias começam "decrescer" e a escurecer mais cedo.

 

Ao longo do século passado, o nosso horário alinhou-se com o resto da Europa e esta mudança não se efectuou durante um breve período de tempo. Em Portugal, de 1992 até 1996, adoptou-se a hora central europeia.  A ideia de mudar a hora teve lugar no século XVIII. Benjamin Franklin sugeriu aos franceses que acordassem mais cedo para aproveitar a luz solar. 

Na época realizaram-se experiências na Inglaterra e no Canadá, mas foi a Alemanha o primeiro país a avançar oficialmente com a mudança de hora. Outros países foram aderindo e mais tarde, também Portugal começou a aplicá-la.