Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dias de Outono

E outros também.

Dias de Outono

E outros também.

Mitos e Lendas da Alemanha

29.11.20 | Silêncios

 

Publicado em 06.11.18 

 

 

Resultado de imagem para Dark forest germany

(Floresta Negra)

 

Alguns recantos do mundo são conhecidos pela sua história e tradições, que vão passando de boca em boca, até se tornarem do domínio público. Um de esses casos é a Floresta Negra (Schwarzwald, em alemão). 

 

Resultado de imagem para Dark forest germany

 

Esta floresta pelas suas características e extensão (duzentos quilómetros de comprimento e cinquenta quilómetros de largura) fazem dela a maior zona verde do país. Ou seja, ganhar a denominação do pulmão da Alemanha.

Imagem relacionada

 

Mitos e lendas da Alemanha

 

Floresta negra - O cenário de famosos contos de fadas é real

 Dentro desse perímetro de mata, além de árvores muito antigas, escondem-se fábulas, crenças populares e muitos bichos variados. Todos eles, pelo seu misticismo, vieram a tornar-se inspiração para muitos escritores (os Irmãos Grimm e não só) mas, também, recantos sagrados! Tanto para os moradores locais, quanto para os múltiplos turistas que os visitam.

 

A Magia da Floresta Negra e Alsácia

Floresta Negra fica ao sudoeste da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg. As primeiras referências ao nome “Schwarzwald” parecem vir do ano 868, quando ninguém se atrevia ainda a desbravar aquela zona de mata cerrada e escura.

 
As mais belas casas na floresta 07
 
 

 

A melhor maneira de apreciar este bosque mágico é ficar hospedado  numa casa típica, com o telhado de palha (colmo) que desce pelos lados, até o chão.  Algumas dessas propriedades existem há mais de quatrocentos anos e abrigaram mais de dez gerações. São uma espécie de celeiro, que servia para acolher famílias inteiras e os animais da propriedade, durante o inverno.

Floresta Negra: um conto de fadas alemão que encanta em qualquer altura do  ano - Mundo - SAPO Viagens

 

A arquitectura destas habitações foi perfeitamente adaptada à especificidade do clima e da floresta, sendo capazes de aguentar grandes quantidades de neve e fortes ventanias.

 

Resultado de imagem para casas tipicas da floresta negra

 

Os dez melhores hotéis em Baden-Wurtemberg

 

Diz-se que: em nenhum outro lugar da Alemanha se come tão bem como na Floresta Negra. Que por aqui se concentram os melhores restaurantes! Os pratos mais premiados do país e as cozinheiras que guardam, com zelo, as suas preciosas receitas. Há inúmeros acepipes que enchem o palato de prazer, como o delicioso bolo Floresta Negra.

Porém, outro importante cartão visita das redondezas é um presunto defumado saborosíssimo que dá pelo nome de schwarzwälderschinken (presunto da Floresta Negra)

 

Bolo Floresta Negra

 

Resultado de imagem para dark forest cake

 

O conhecidíssimo e delicioso bolo Floresta Negra encontra-se no sudoeste da Alemanha. Como os contos dos Irmãos Grimm, esta sobremesa ganhou fama internacional. Existem várias histórias à roda do bolo. A mais famosa, diz que foram os trajes das camponesas que serviram de inspiração para os ingredientes.

Ou seja: O chocolate faz menção aos vestidos pretos. O creme às blusas brancas e as cerejas, aos bollenhut (chapéu com bolas vermelhas). Este doce alemão, era originalmente regado com aguardente de cereja. Bebida comum entre os lenhadores locais. 

 

Os bollenhut 

(chapéus com bolas vermelhas)

 

Really dumb question from a foreigner about this hat I have... : germany

 

Na pequena cidade de Gutach trabalha actualmente, ainda, uma das últimas estilistas de chapéus que faz os Bollenhut. Este adereço pode ser visto, como parte integrante da indumentária, nos dias de feriado, religiosos.

 

Vom Kleid der Oma bis zum Bollenhut | Schwarzwaldmädel, Schwarzwald, Hut

Para fazer um chapéu destes, são usados dois quilos de lã e leva cerca de uma semana, para estar concluído. O significado das bolas vermelhas no chapéu, indicam que a mulher que o usa, é solteira.

 

Ihren Pfingsturlaub | Schwarzwald Tourismus GmbH | Schwarzwald,  Schwarzwaldmädel, Traditionelle kleidung

 

Enquanto as bolas pretas são reservadas para as mulheres já comprometidas pelos laços do casamento.

 

Relógios de Cuco

 

Imagem relacionada

 

 

Outra das tradições da Floresta Negra é o relógio cuco. Um dos mais conhecidos no mundo, que também está ligado às lendas locais. Uma delas defende que a origem do modelo surgiu depois de um encontro entre dois vendedores de Furtwangen, cidade próxima.

 

Galería | Relógio de Cuco “Refúgio do Tempo”

Já Noutra versão conta-se que um artesão, de seu nome Franz Anton Ketterer, construiu um relógio de madeira após observar um pássaro em movimento. É também nesta região que se encontra o Museu dos Relógios (Deutsches Uhrenmuseum). Aqui, podemos encontrar a história de mais de um século de fabricação de relógios (com destaque especial para os cucos) e peças exclusivas. 

 

Relógio de Cuco Gigante. 

Hotel Hofgut Sternen

Pin on Duitsland - Bezienswaardigheden | Germany | Deutschland | Allemagne

Cresci a ouvir um relógio, que foi ofertado ao meu saudoso pai (trazido dessa floresta longínqua) que ainda hoje está pendurado na parede da sala. Ali se mantém, mudo e quedo, sem trabalhar... embora se lhe mexermos ainda vejamos o cuco "pronunciar.se" e se lhe tocamos nos pêndulos ele se mantenha uns cinco minutos, activo. Recordo-me que uma das grandes alegrias do meu querido pai, era vê-lo e ouvi-lo dar horas.  

Como se avariou, após cumprir a sua "sina", foi substituído por um nacional... daqueles que dão as Avé Marias, que eu também tenho, parado, por se tornar um pouco ruidoso, fabricados ambos no Porto, por um primo meu... que já não está também entre nós.