Parque de Keukenhof - Holanda
Hoje celebra-se o Dia do Sono. No Mundo, 45% da população sofre com distúrbios do sono! Normalmente este dia comemora-se sempre uma semana antes da chegada da Primavera que tomará posse do seu cargo na próxima segunda-feira. Aquando da celebração do solstício.
Como não sentir tranquilidade, beber beleza, caminhando por este verdadeiro paraíso? Principalmente quando se avizinha a Páscoa e uma pequena pausa no trabalho e escolas, que pode "originar" uma viagem, mesmo breve, a lugares que auxiliam a mente a descomprimir; os olhos a mergulhar em cores e outras sensações. Encher os pulmões de perfumes vários e ar puro!
Diz quem lá esteve que a melhor época para visitar o parque é na segunda semana de Abril para garantir que as flores estarão abertas. Antes poderá ser que parte dos bulbos ainda não estejam a florescer, nem as árvores todas no seu esplendor.
O parque tem área de restauração e disponibiliza passeios de barco e bicicleta. Situa-se em Lisse, a 35 quilómetros da capital e não está aberto todo o ano. Creio que somente durante a estação primaveril. O período de abertura em 2023 começa dia 23 de Março e prolonga-se até dia 14 de Maio 2023. O horário é entre as 8h até às 19, 30m.
Ao longo de 32 hectares, estão plantados mais de 7 milhões de bulbos vindos de cem expositores diferentes, resultando numa explosão de cores, em belíssimos e extensos jardins.
Para se ter uma ideia da dimensão do Paque Keukenhof, o estacionamento para as excursões tem capacidade para mil camionetas de turismo.
É, portanto, o maior jardim europeu; onde abundam, entre tulipas e orquídeas, também rosas, jacintos, cravos, narcisos, íris, lírios e diversas outras espécies. É igualmente um dos principais pontos turísticos da Holanda desde a sua inauguração, em 1950.
Curiosidades:
- Em cada ano são plantados os bulbos das flores muito antes da abertura do parque. O trabalho começa no Outono, para estar tudo pronto na primavera.
- Todos os anos é escolhido um tema que serve de base para os mosaicos de flores e as atracções do Parque.
- Antes de abrir para o público em 1950, o parque era um jardim ornamental, parte do Castelo de Keukenhof, datado de 1857
- Nos pavilhões podem apreciar-se vinte mostras de flores e plantas. Os produtores disputam o prémio de melhor desempenho por produto e um júri escolhe a melhor flor em cada categoria. O consumidor também elege as suas favoritas.
- Existe no jardim um moinho com mais de um século e uma área de esculturas com cerca de cem obras de arte de diferentes estilos.
Para as crianças há um labirinto, um campo de jogos e animais, além de um espaço de recreação da Miffy.