Rio Gokase - Japão
Desfiladeiro de Takachiho
O Desfiladeiro Takachiho diz quem o visitou, na dura competição das belezas deste país, o lugar mais precioso, bucólico e idílico do Japão, e talvez, não exagerando, de todo o mundo. E, em simultâneo, ainda desconhecido do mundo exterior.
Takachiho Gorje
A garganta Takachiho é uma área de extrema beleza, esculpida na terra pelo fluxo de lava do Monte Aso de Kyushu e erodida por rios locais como o Gokase.
A Garganta de Takachiho (Takachiho Gorge) é um "canion" estreito de rocha cortado pelo rio Gokase. A formação do penhasco que reveste a garganta é vulcânica, com colunas de basalto que lembram as escamas de um dragão.
Este sítio é também um importante lugar sagrado, onde, nas proximidades, se pode encontrar a caverna com o Santuário Ama-no-Iwato.
A história de Ama-no-Iwato começa com o conto do casal divino, Izanagi-no-kami e Izanami-no-kami, que deram à luz as ilhas japonesas e vários outros kami no tempo após o céu e a terra se separarem. Entre seus descendentes estavam três veneráveis kami:
O primeiro, Amaterasu-Omikami - cujo nome significa literalmente “grande kami que ilumina os céus” - está associado a Takamanohara, a Planície Celestial. O segundo, Tsukiyomi-no-kami, está associado à lua e à noite. O terceiro, Susano'o-no-kami, está associado ao mar.
Destes três, Susano’o-no-kami não cumpriu devidamente as suas funções e abandonou o mar, apesar de ter sido advertido. À revelia ascendeu a Takamanohara, onde causou muitos danos. Amaterasu-Omikami não suportou os problemas provocados por Susano'o-no-kami e refugiou-se numa caverna celestial.
Privado do brilho natural de Amaterasu-Omikami, o mundo celestial e terrestre tornou-se escuro e sombrio, criando muita confusão na terra. Os kami reuniram-se para discutir como poderiam trabalhar juntos para resolver este assunto grave.
Para persuadir Amaterasu-Omikami a sair da caverna criaram então, uma joia, o Yasakani-no-magatama, e um espelho, o Yata-no-kagami, e decoraram uma árvore com esses objetos sagrados. Em seguida, seguraram um matsuri e realizaram uma dança sagrada e sensual na frente da caverna de Amaterasu-Omikami.
Intrigada com aquela alegria teatral, a deusa espreitou para fora da caverna e, finalmente concordou em retornar ao mundo, trazendo de volta a sua luz pacífica para que a harmonia e a ordem pudessem ser restauradas.
Susano'o-no-kami, lamentando a sua maldade, desceu à terra e matou Yamata-no-orochi, uma monstruosa serpente de oito cabeças, libertando muitos do seu encantamento. Após a morte da serpente, Susano'o-no-kami deu a Amaterasu-Omikami uma espada especial que descobriu na cauda da serpente, a Ameno Murakumo-no-tsurugi.
Gokase Camping
O Gokase Highland localiza-se na cidade de Gokase na província de Miyazaki, no centro de Kyushu nas encostas do nordeste do Monte Mukozaka.
O Gokase Highland é a única montanha de esqui na província de Miyazaki e uma das poucas na ilha de Kyushu perfazendo a terceira maior ilha do Japão e mais a sudoeste das quatro ilhas principais.