Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dias de Outono

Precisaria mais do que um Outono, para contar as suas histórias .

Dias de Outono

Santuário de Nossa Senhora da Abadia

25.10.20 | Silêncios

 

Santuário de Nossa Senhora da Abadia

 

Santuário de Nossa Senhora da Abadia

Amares

Santuário de Nossa Senhora da Abadia - Portugal Num Mapa

 

A 15 de Agosto  realiza-se a romaria de Nossa Senhora da Abadia. Esta festa atrai milhares de pessoas ao Santuário inserido numa paisagem de rara beleza. O Santuário de Nossa Senhora da Abadia é um santuário mariano do séc XVIII.  Segundo a lenda, foi fundado por um fidalgo penitente a quem a Virgem apareceu numa gruta, no primeiro quartel do século XII. 

 

Nossa Senhora da Abadia – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

A igreja de estilo barroco, possui torres aparelhadas de granito e, entre elas, um pórtico de altar exterior. No interior, de talha dourada, sobressai a imagem da padroeira. O altar principal é deslumbrante. Perto deste, está um órgão dos finais do século XVIII.

 

Capelas do Santuário

Capelas do Santuário de Nossa Senhora da Abadia - Amares | All About  Portugal

 

Existe um percurso que passa pelo local da aparição da imagem da Virgem Maria, que estaria desaparecida desde a guerra com os árabes. Uma ponte medieval e várias capelinhas. Sete, ao todo. Capelas de via-sacra, igreja, cruzeiro, fontes e edifícios de apoio aos peregrinos.

Cascatas

 

Cascatas da Abadia. Junto ao Santuário de Nossa senhora da Abadia, podemos  encontrar várias quedas de água nas quais… | Queda de água, Paisagem  natural, Cascata

 

Existem vários parques de merendas e um museu dedicado à etnografia religiosa, que inclui ofertas resultantes do cumprimento de promessas. Arte sacra, estatuária, alfaias, documentação e manifestações religiosas, além de folclore e de artesanato.

Fonte: Wikipédia e vários sites de apoio

 

Capela da Nossa Senhora da Lapa

Vieira do Minho

Santuário Senhora da Lapa transmite consagração

 

Senhora da Lapa

 

Pin em Patrimonio

 

Perto do Gerês, a Capela da Nossa Senhora da Lapa, fica situada no cimo do monte do Penamourinho, freguesia de Soutelo, concelho de Vieira do Minho. Foi construída em 1964 destacando-se pela singularidade, pois está edificada no interior de um penedo. Foi, em tempos, um dos santuários mais importantes da Europa.

Segundo conta a lenda, a imagem de Nossa Senhora da Lapa surgiu a uma pequena pastorinha, por baixo de uma grande rocha. A notícia foi rapidamente espalhada e desde aí, iniciaram-se as romarias ao local que passaram a repetir-se todos os anos no início de Junho. Apesar do caminho difícil para lá chegar, chegaram a contar-se 500 pessoas na procissão. Terá sido o padre Rodrigues Ramos que ordenou a construção desta capela no local preciso onde a imagem terá aparecido, por baixo do bloco granítico.