Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dias de Outono

E os outros também

Dias de Outono

Se nos cumprimentássemos assim desde sempre...

19.02.21 | Maria Soares

 

 

Já não nos custaria tanto, cumprimentar o outro

 

Resultado de imagem para reverência japão

Reverência

 "ojigi" 

 
Saudação, pode significar respeito, gratidão, um pedido de desculpas ou até o grau de hierarquia entre a relação social das pessoas, No japão dependendo da curvatura da vénia pode chamar-se à menos pronunciada eshaku, a uma, mais inclinada keirei  e saikeirei à mais dobrada sobre si.

 

Resultado de imagem para reverência japão

 

A Kirei: Muito utilizada no passado, deixou de ser tão utilizada. A saudação, adoptada tanto em ambientes internos quanto na rua, era realizada a partir de uma postura chamada kiza, em que a pessoa fica de joelhos.
Eshaku: Tem inclinação de 15 graus e é praticado vulgarmente. Não é uma demonstração de respeito ou afeição, apenas de cordialidade. 
Saikeirei: Feita como prova de respeito à hierarquia, exige uma inclinação de 45 graus. Até o fim da Segunda Guerra Mundial, era utilizada para louvar o imperador. Fazia-se a reverência até para quadros com imagens do monarca.
Dogeza: Era muito usada no Japão feudal. Quando encontrava o senhorio, o homem comum tinha que se ajoelhar e fazer uma saudação profunda, tocando a testa no chão. Actualmente, só é utilizada para pedir perdão por uma falta grave.
Os Homens devem manter sempre, os braços do lado do corpo. Enquanto as mulheres devem juntar as mãos e movimentam o braço na frente do corpo e na altura da cintura

 
Resultado de imagem para namasté
 

Namakara

"Curvo-me diante de ti"