Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dias de Outono

E os outros também

Dias de Outono

The Devil's Kettle - A Chaleira do Diabo

19.01.23 | Maria Soares

 

Publicado originalmente em 23.06.19 
(actulaizado hoje)

 

The Devil's Kettle, Judge C.R. Magney State Park - MN Trips

Encontram-se estas quedas de água na costa norte do Minnesota, acima do Lago Superior, cerca de um quilómetro e meio para o interior, no rio Brule, no Judge CR Magney State Park, perto de Grand Marais.
A cascata divide-se a certa altura e a água, no lado oeste da queda, cai num buraco nas rochas e desaparece, daí o mistério que a envolve. Ninguém sabe ao certo para onde vai.
Muitos já experimentaram, atirar paus para o fundo, bolas de pingue-pongue e outros objectos; inclusive foi lançado um GPS para ver se sairiam do outro lado, ou controlariam o percurso. Mas todos parecem desaparecer. Até hoje nenhum foi encontrado!
Para onde acham os cientistas que esta água realmente viaja? A teoria actual é que reentra no rio a partir do subsolo, já que os hidrólogos encontraram volumes quase idênticos de água fluindo tanto acima, quanto abaixo da Chaleira do Diabo.

The Devil's Kettle Waterfall | Waterfalls - Cascade Vacation Rentals

Chaleira do Diabo

Devil's Kettle | | Alluring World

A resposta que não se obtêm é após tanto estudo, como nunca se encontram os objectos para lá atirados? Os corantes biodegradáveis fluorescentes, até os GPS, perdidos no fluxo? Calvin Alexander, da Universidade de Minnesota, defende que: "a piscina da chaleira é um sistema inacreditavelmente poderoso, com correntes que circulam e redemoinhão, capazes de desintegrar qualquer material. No entanto, nem as moléculas de corante ficam retidas na vegetação ou nas paredes da "Chaleira do Diabo”. 
Independentemente deste enigma que leva a várias interpretações e superstições desenvolvidas sobre o lugar, Devil's Kettle é um local bonito! Um destino privilegiado para muitos. Um trilho que vale a pena percorrer e fazer um desvio de, cerca de dois quilómetros e meio, desde o estacionamento até a Chaleira do Diabo, que inclui cerca de 200 degraus.

The Mystery of the Devil's Kettle – Frost River

(Explorando...)

Judge CR Magney State Park

 

Devil's Kettle Stairway | Unfocussed Photographic Art

Devil's Ketlle Stairway

É uma caminhada relativamente fácil, com muito para ver. Contudo, não se atreva a mergulhar nem a nadar, nas cataratas! A dinâmica dos fluidos é incrivelmente poderosa e o resultado seria fatal.  Neste lugar, o realizador do filme "Jennifer's Body" encontrou o cenário ideal para ser rodado.

The Mystery Of Minnesota's Famous Devil's Kettle May Have Just Been Solved  - Only In Your State ®

Para os cientistas, este túnel por onde a água desce não deve ser muito longo, uma vez que é formado de riolite, uma rocha vulcânica muito dura que não sofre erosão com a água. Mas, após variadas teorias, nada foi realmente comprovado até hoje. 

Imagem relacionada

Contudo, este não é o único sítio na Terra a estar envolto em mistério. Existem outras localidades do Globo onde a água também parece "evaporar-se" sem explicação. 

The mystery of Devil's Kettle Falls

Cenário para filmes, "Jennifer's Body"livros "The Devil's Kettle", J.J. Ollman; "Discover Me and You" uma trilogia de Susan Sey e outros, "A Chaleira do Diabo" continua a apaixonar quem o visita e a bailar na imaginação de alguns, que procuram explicar algo, atribuindo-lhe uma sobrenaturalidade obscura.

 

Outras cinco Cascatas a visitar no Minnesota

Gooseberry Falls State Park

Grand Portage State Park

Minneopa State Park

Tetteguche State Park

 Vermillion Falls

 

Fonte: Wikipédia e vários sites assinalados